sexta-feira, 10 de julho de 2020

Café com imigrantes - vídeo completo


"Esse vídeo foi preparado especialmente para homenagear os imigrantes.. eles que são responsáveis pelo que Treze Tílias é hoje, uma cidade admirada, bela, com uma história de valor imensurável e com a riqueza de um povo que cultiva suas tradições.

Eles que já passaram por momentos em sua árdua caminhada, cuja história está escrita e já conhecemos. Mas o que será visto aqui, não é o que está nos livros. Viajaremos no tempo para ouvir relatos, contos, usos e costumes fascinantes da época.....

Tudo começou no dia 03 de setembro de 2014, quando a Administração Municipal preparou um encontro com os imigrantes austríacos, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser.

Foi uma tarde emocionante, que demonstrou as longas e marcantes amizades. Nada poderia passar despercebido.

Foi marcada por um divertido bate-papo....alguns deles não se intimidaram com as câmeras e contaram verdadeiramente suas histórias... outros, preferiram apenas ouvir, mas os olhares acompanhavam atentamente e os sorrisos elucidavam o entusiasmo daquele momento.

Seja com palavras ou com um instrumento, um quadro, um objeto...todos eles puderam relembrar uma parte de suas vidas. Lembranças do dia da partida, de uma música, de situações engraçadas, casamentos..... da simplicidade da infância onde se ia a pé para a escola.

Valeu cada segundo. E melhor ainda é pensar que passou um filme na cabeça de cada um deles, indicado por semblantes de comoção e felicidade. Essa é uma pequena forma de agradecimento a uma grande pessoa: você, imigrante!

Sabe-se que muitos não puderam estar presentes. Mas cada palavra e gesto devem passar diante dos olhos de cada um como uma homenagem. A intenção foi mostrar que os 81 anos de imigração ainda deixam a vivacidade de pessoas batalhadoras, que merecem muito mais que a nossa gratidão.

E para engrandecer a homenagem, cada imigrante recebeu uma rosa. Toda flor possui um significado e traz uma mensagem. Naquele momento: a adoração, o respeito, a admiração e gratidão.

Que todos possam compartilhar os momentos de emoção e que suas vidas sejam um mar de rosas, no sentido mais alegre da palavra!"



VÍDEO COMPLETO:






Nenhum comentário:

Postar um comentário