2019 - 10ª Semana da Escultura em Treze Tílias
A escultura em Treze Tílias é uma tradição que começou já na vinda dos primeiros imigrantes tiroleses no ano de 1933, quando o fundador da colônia Andreas Thaler encomendou um presépio esculpido por seu irmão Georg Thaler para a celebração da primeira Missa de Natal na nova colônia.
No primeiro grupo de imigrantes também estava Andrä Thaler, filho de Andreas Thaler, que com o passar dos anos dividia seu tempo entre as atividades agrícolas e artísticas, dedicando-se em trabalhos de escultura e pintura em óleo sobre telas.
Dentre os escultores que se destacam na história de Treze Tílias temos Josef Moser, que formou-se em escultura pela Academia de Artes de Munique e chegou na colônia no ano de 1935, trabalhando durante 20 anos principalmente com temas sacros.
Johann Bachler foi aprendiz de Josef Moser e iniciou suas atividades por volta de 1940, realizando trabalhos com esculturas sacras, seculares e também grandes lustres.
Gotfredo Thaler começou a esculpir com seu pai Andrä Thaler. Em 1967 foi para a Áustria em busca de aperfeiçoamento técnico. Em Treze Tílias trabalhou principalmente com arte sacra em esculturas de grande porte. Como obra de maior destaque teve o Cristo da Igreja Dom Bosco, de Brasília.
As esculturas tem os mais diversos temas, mas foi a arte sacra que fez com que Treze Tílias ficasse nacionalmente conhecida, o que certamente contribuiu com o desenvolvimento do turismo na cidade, que tem o título de “Capital Catarinense dos Escultores e Esculturas em Madeira”.
Para comemorar essa tradição a Prefeitura de Treze Tílias, através a Secretaria de Turismo, Industria e Comércio promoveu, de 01 a 05 de março de 2019, a XI Semana da Escultura, com a presença dos renomados escultores, das crianças participantes da Oficina de Escultura e com apresentações culturais exposição e vendas de esculturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário