quarta-feira, 8 de julho de 2020

2017 - Treze Tílias na vitrine do Estado - Fórum Catarinense de Cultura

Relembrando 2017 - Treze Tílias sediou o VII Fórum Catarinense de Cultura

Mais uma grande conquista para o município! 

Em 2016, durante o Fórum Catarinense de Cultura, a Secretária e a Diretora de Cultura de Treze Tílias pleitearam a sede do fórum para 2017, publicamente, por meio de um discurso. Foram argumentados os motivos pelos quais a cidade teria condições de sediar o Fórum. Em português e em língua alemã, o discurso teve a aprovação de mais de 200 participantes da votação.

Em 2017, o encontro, promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, reuniu gestores de cultura de todo o estado: prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e demais servidores da administração pública envolvidos com a temática.

As políticas culturais nacional, estadual e municipais estiveram em debate, por meio de oficinas que trataram sobre o Sistema Municipal de Cultura, os indicadores e metas do Plano Municipal de Cultura, o Patrimônio Cultural e a Elaboração de Projetos Culturais, além da troca de experiências referentes à administração pública municipal.

O Ministério da Cultura também confirmou participação no Fórum. Além da diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional do MinC, Cláudia Oliveira Cabral Santos, que participou da Mesa Redonda: Construindo a Política Cultural, também esteve presente a coordenadora Geral do Sistema Nacional de Cultura da Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional do MinC, Verena Santiago, que ministrou uma das três Oficinas que foram oferecidas durante o evento.

Além das representantes do MinC, contribuíram também para os debates o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Pinto da Luz, a secretária de cultura de Chapecó e presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura – CONGESC, Roselaine Vinhas, a diretora de Patrimônio Cultura da FCC, Vanessa Maria Pereira, a diretora de Interação Cultural da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Bia Mattar.

Quem encerrou o evento foi o professor Dalmo Vieira Filho, consultor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/SC com a palestra sobre "Patrimônio e Desenvolvimento nas Cidades de Santa Catarina.

Durante a programação, o município e a região puderam mostrar sua riqueza cultural através de apresentações e produtos locais. Na ocasião, também aconteceu uma reunião do Conselho Estadual de Cultura (CEC) sobre assuntos de sua competência.

Sem dúvidas, o Fórum Estadual de Cultura trouxe ainda mais visibilidade ao município de Treze Tílias, divulgando o potencial turístico da cidade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário