quarta-feira, 8 de julho de 2020

2018 - Exposição fotográfica "Retratos do Castelinho"

2018 - Exposição fotográfica "Retratos do Castelinho"



A fotografia foi sempre utilizada com o objetivo de eternizar os mais variados momentos vividos pelas pessoas e, na década de 40 e 50, na colônia de Treze Tílias, Andrä Thaler costumava registrar esses fatos.

Juntamente com o fundador da cidade, o Ministro Andreas Thaler, veio seu filho Andrä Thaler. Nos primeiros anos, Andrä se dedicou a agricultura, tendo a pintura e a escultura como passatempo nas tardes de domingo e em dias chuvosos, e com o passar do tempo voltou se exclusivamente a arte.

Sua paixão pela arte teve forte influência sobre seus filhos e netos, tornando assim a Família Thaler internacionalmente conhecida por suas obras. Além da escultura, Andrä Thaler gostava de fotografar e registrar os fatos que aconteciam naquela época.

A Escultora e neta de Andrä, Ingrid Thaler, contou que após uma visita ao antigo laboratório de fotografias de seu avô, resgatou 88 rolos de filme com imagens dos anos de 1950 a 1955. Ela relata que encaminhou os filmes para revelação, resultando em mais de 1.700 fotografias.

Dessas fotos, Ingrid cedeu 57 imagens que estão fazendo parte da Exposição “Retratos do Castelinho”, as quais, diversas famílias retratavam momentos importantes de suas vidas no Castelinho, onde hoje é o Museu Municipal Andreas Thaler.

O visitante da exposição pode conferir fotografias de casamentos, primeira comunhão, entre outras imagens das famílias trezetilienses da época.

A exposição foi mais uma ação gratuita da Secretaria de Cultura de Treze Tílias e foi organizada pela servidora Brigite Moser Falchetti.







Nenhum comentário:

Postar um comentário