sexta-feira, 10 de julho de 2020

Museu Ministro Andreas Thaler - gestão e recursos

Entre os anos de 1934 e 1936, foi construída a residência do Ministro Andreas Thaler, fundador da cidade de Treze Tílias, que passou a ser chamada de "Castelinho", referência ao seu tamanho e imponência para a época.

Em 2014, a família Thaler realizou a doação do patrimônio para o município de Treze Tílias, sendo possível, a partir de então, a aplicação e busca por recursos para a sua manutenção e restauro. Nos últimos anos, foram enviados diversos projetos solicitando recursos, seja na esfera federal para Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Fundo de Bens Lesados, como no âmbito estadual em diversos editais.

Destes projetos, em 2015, o município foi contemplado com o valor de R$ 50.000,00 para elaboração do projeto arquitetônico de restauro no Edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura. O projeto arquitetônico foi devidamente elaborado, tornando possível a busca de recursos para a restauração propriamente dita. 

Em 2019, novamente o município foi contemplado no Edital Elisabete Anderle, no valor de R$ 100.000,00 para serviços de restauro de cobertura e recuperação de alvenarias danificadas, considerados emergenciais para preservação da edificação e do acervo do museu. 

O Museu Andreas Thaler foi tombado em âmbito municipal em 2013 e, atualmente, encontra-se em tombamento provisório pelo estado de Santa Catarina.

O museu é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e a Administração Municipal tem investido recursos próprios para manutenção do patrimônio, tais como a revisão periódica das instalações elétricas, reformas na cúpula e calhas, manutenção de funcionário, bem como investimento em cursos de capacitação de conservação do acervo.

Com uma riqueza de mais de 700 objetos da colonização, peças de arte, utensílios de trabalho, dentre outros, expostos pelos ambientes que mostram como era a vida nos anos 30, o museu recebe doações de peças da imigração das famílias, as quais são registradas em um termo e inventariadas junto ao acervo. 

O Museu Andreas Thaler recebe cerca de 1.400 visitantes por mês. A entrada é gratuita, ficando a critério do visitante deixar sua contribuição.










Nenhum comentário:

Postar um comentário