quarta-feira, 8 de julho de 2020

Grupos folclóricos de Treze Tílias e integração cultural

Treze Tílias possui uma riqueza cultural imensurável. São Bandas, Grupos de Danças, Corais e muitos artistas que buscam, durante suas apresentações, mostrar resultado de um trabalho desenvolvido durante todo o ano. 

A maioria dos grupos da cidade é organizada como entidade cultural sem fins lucrativos, que possuem integrantes voluntários que mantêm viva a tradição de seus antepassados. Consolidados no município, os grupos recebem convites e organizam integrações culturais com outros grupos culturais, sejam do país ou do exterior.

Durante a Tirolerfest, festa tradicional em comemoração à imigração, o município também recebe diversos grupos, nacionais e internacionais. A prefeitura sempre apoia de alguma forma a vinda de grupos culturais e a participação de nossos grupos mundo afora. 

Vamos relembrar alguns momentos nesse post:

- Em 2013, a Associação Cultural Austríaca Banda dos Tiroleses realizou uma viagem à Áustria para realizar um curso de aperfeiçoamento da técnica musical. Na oportunidade, o grupo de Treze Tílias também fez apresentações musicais no país europeu, com a participação de cerca de 45 integrantes. Um momento histórico para Treze Tílias e sua gente. Após 80 anos de existência da imigração austríaca que chegou ao Brasil, a Banda dos Tiroleses voltou para se apresentar na sua terra natal.

Quer saber mais sobre a Banda dos Tiroleses? Acompanhe nas redes sociais e site:

https://www.bandadostiroleses.com/

https://www.facebook.com/bandadostiroleses/

Concerto da Banda na Concha Acústica: https://www.youtube.com/watch?v=c7AV3GmIFEc




- Em 2013, o Grupo de Danças Tirolesas Schuhplattler da cidade de Treze Tilias, encantou os brasilienses no 14º Sarau Chatô na Hípica Hall, na Capital Federal. Com muita simpatia, beleza e talento os integrantes do grupo apresentaram danças típicas que ultrapassam gerações. O Grupo Schuhplatter também já fez apresentações em vários estados: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília e também se apresentou no exterior, na Argentina, Paraguai, Áustria e Itália. O Grupo planeja mais uma turnê para a Áustria em 2021. A participação no evento teve o apoio da Santur e Prefeitura de Treze Tílias.

Acompanhe mais sobre Schuhplatter nas redes sociais:







- Em 2017, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfalen foi a Buenos Aires, com o objetivo de realizar uma apresentação de danças na festa promovida pelo Grupo de Danças Alle Jung. O Grupo de Danças Westphalen já realizou outras apresentações na Argentina, também Paraguai e Uruguai, além da troca de visita com grupos folcloristas aqui do Brasil.



- Mais um evento marcante em 2018, foi a comemoração de 20 anos do Grupo de Danças Alemãs Westfalen, que contou com a participação do Grupo volkstanzgruppe Tannenwald de Nova Petrópolis e Associação Cultural Baumschneis Volkstanzgruppe de Dois Irmãos, ambos do Rio Grande do Sul e do Grupo Immerfroh Volkstanzgruppe de Forquilhinha – SC.


Veja o vídeo de 20 anos do Westfalen:

Acompanhe Westfalen nas redes sociais:
  


- Ainda em 2018, aconteceu o Seminário di Danze Popolari Italiane e Tradizioni Popolari, na cidade de Pinhalzinho/SC, e o Grupo de Danças Italianas Volare representou a cidade de Treze Tílias. O seminário contou com o repasse de danças folclóricas, indumentárias, instrumentos e tradições da região do Veneto e de outras regiões italianas. 

Em 2019, o Grupo Volare recebeu em especial, a visita de dois grupos provenientes da região de Veneto: Gruppo Folclorístico I Mecanti Dogali, da cidade de Montebelunna e o Grupo Folclórico I Posagnòt, da cidade de Possagno.





Volare nas redes sociais:

Vídeo de integração Grupo Vêneto e Volare:


- Também em 2018, o Grupo de Danças Folclóricas Austríacas Lindental fez uma turnê pela Áustria, buscando mostrar como o grupo mantem viva a cultura austríaca trazida pelos imigrantes a Treze Tílias. O grupo realizou shows nas cidades: Salzburg, Wildschönau - cidade coirmã de Treze de Tílias, Uderns, Innsbruck, Schlanders e Schäflegarten.




Lindental nas redes sociais:


Alguns vídeos do Lindental na Áustria:



- Em 2019, o Grupo de Danças Austríacas Tiroler Plattler recebeu a visita do Grupo de Danças Austríacas Lustige Tiroler, formado no ano de 1988 na cidade de Ijuí, no estado do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, os trezetilienses realizaram a recepção dos visitantes por meio de visitas aos pontos turísticos, encerrando com uma Noite Cultural de Integração, com a participação da Banda Dorfmusik.




- Os quatro corais existentes em Treze Tílias também participam de diversos Encontros de Corais pela região e pelos Estados. Os encontros são uma forma de valorizar o canto coral, e promover uma confraternização entre coralistas, que podem trocar experiências e aprimorarem suas técnicas. Os corais existentes em Treze Tílias são: Coral Tiroler Echo, Coral Hobbysänger, Coral Amicci Della Cantoria e Coral Treze Tílias. 




 

- Dentre outros grupos que já passaram por nossa cidade, em 2018, Treze Tílias recebeu o Grupo de Danças Folclóricas Ucranianas Kalena, de Porto União para uma apresentação na Concha Acústica, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura. A programação contou com a participação também do Grupo de Danças Austríacas Lindental e do Grupo de Danças Italianas Volare.



👉 Saiba mais sobre os grupos culturais de Treze Tílias: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário