quarta-feira, 2 de julho de 2014

Momentos vividos, histórias contadas

Com o intuito de valorizar a cultura do município de Treze Tílias foi criado o projeto 'Páginas da Vida', cujo objetivo é contribuir para o resgate e registro da história de formação, ocupação, de aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos das comunidades do interior de Treze Tílias.

O reconhecimento da nossa história gera identidade, responsabilidade e protagonismo. Quem conhece causas e reconhece o porquê da existência de um povo, consegue acompanhar a transformação social.

Foi feito um convite àqueles que quisessem relatar experiências de vida de pessoas comuns e mostrar que não existem só as versões de reis, rainhas e heróis. As histórias mais intensas são aquelas realmente vividas!

E as comunidades estão engajadas nesta causa! 

A escrita será feita a próprio punho, sem formalidades, sem a preocupação de se ter uma grafia bonita ou de usar palavras difíceis, pois isso tiraria a beleza dos fatos! A história será contada exatamente como tudo aconteceu, seja ela triste ou alegre.

Cada comunidade tem um cronograma das famílias. O livro é enviado para as casas, onde as famílias reúnem-se e registram tanto a história da comunidade como as suas histórias ou de seus ascendentes. 

Nas casas aonde o livro ainda não passou, as famílias já estão escrevendo as ideias em um rascunho e aguardam ansiosas por sua vez. As pessoas que não moram mais na comunidade também têm a oportunidade de completar ou contribuir com a história, uma vez que elas ou os membros de suas famílias lá viveram  um dia.

O objetivo é concluir o projeto até o final deste ano e a população será convidada a prestigiar e conhecer a beleza de cada detalhe das histórias e deixar na memória a lembrança de uma comunidade mantida com organização e reconhecimento.

Cada livro será parte integrante do acervo de sua comunidade, ficando à disposição dos moradores para repassar as histórias para as futuras gerações. Além disso, todas as histórias serão compiladas em um único livro, ficando o registro arquivado no município.

A Sra. Maria Ana Unterberger já iniciou a história da Linha Babenberg e nos deixou uma prévia do livro para aumentar a curiosidade de saber como tudo aconteceu:






Quer que a foto de sua comunidade seja publicada aqui? Envie e-mail para cultura@trezetilias.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário