terça-feira, 24 de junho de 2014

Um pouco mais da nossa história: A origem do nome "Treze Tílias"

Treze Tílias tem uma valiosa história para contar, que teve início na Áustria e cujos acontecimentos envolvem atos de coragem, de árduo trabalho e de muita persistência. 

Andreas Thaler foi quem iniciou essa história. Thaler era um agricultor proveniente da propriedade “Loyhof”, situada numa das mais belas regiões de Wildschönau, no Tirol e tornou-se Ministro da Agricultura e Economia Florestal da Áustria. Era considerado um representante enérgico dos interesses dos pequenos agricultores, com um dom especial de organização e excelente conhecimento da natureza humana. Por estas razões, Thaler foi incumbido por várias vezes de funções públicas. 

A crise econômica de 1930 causou fortes abalos aos países do mundo, inclusive à Áustria, despertando em Thaler a ideia de uma emigração, visando melhores condições de vida, e chegou a sua conclusão com vários estudos sobre esta viabilidade, após viagens de reconhecimento para a América do Sul.

Em maio de 1930, chegaram os primeiros agricultores da Áustria à região, onde encontraram características propícias para a fundação de uma colônia organizada. Em setembro de 1933, 85 pessoas seguiriam até a estação ferroviária de Wörgl e, posteriormente, embarcariam no navio “Principessa Maria” rumo à nova pátriaApós longa viagem, em 13 de outubro de 1933, chegaram os colonizadores à Sede de Barra do Rio São Bento, que Andreas Thaler rebatizaria de “Dreizehnlinden”. 

Certo dia,chegando ao porto do Rio de Janeiro, Thaler procura uma livraria e se depara com um livro escrito em alemão chamado “Dreizehnlinden ”, que significa “Treze Tílias”. Ele não hesitou em atribuir o nome de Treze Tílias ao pequeno vilarejo que acabara de fundar.

A chamada “Tília”, árvore nativa européia e que se adapta muito bem às condições climáticas da região, deu origem ao nome do livro do poeta Friedrich Wilhelm Weber, e depois da cidade de “Treze Tílias”. 

O município de Treze Tílias prosperou e hoje preserva várias tradições, tais como a beleza das flores presente nas janelas, ruas e praças.

A pequena e graciosa cidade guarda todos os traços da cultura tirolesa, seja na arte em madeira, na música, em suas danças, no artesanato e no idioma. Vale destacar que as culturas alemã e italiana estão fortemente presentes nesta bela cidade.

Abaixo, foto do livro que deu origem ao nome da cidade:


Livro "Dreizehnlinden" de Friedrich Wilhelm Weber

Livro "Dreizehnlinden" de Friedrich Wilhelm Weber

Trecho da carta de Andrã Thaler, primogênito do Ministro Andreas Thaler, a respeito do livro



3 comentários:

  1. ...linda e dignificante a história de Treze Tílias... apesar de não conhecer pessoalmente a cidade, considero um privilégio Santa Catarina ter sido agraciada nessa região com a riqueza e os valores da cultura europeia, notadamente a Austríaca, a começar pelo seu próprio nome (Treze Tílias), inspiração poética do culto Andreas Thaler que liderou um primeiro grupo de destemidos e determinados agricultores/colonizadores... parabéns... (Luiz Carlos Gonzaga - Florianópolis/SC)

    ResponderExcluir
  2. ...linda e dignificante a história de Treze Tílias... apesar de não conhecer pessoalmente a cidade, considero um privilégio Santa Catarina ter sido agraciada nessa região com a riqueza e os valores da cultura europeia, notadamente a Austríaca, a começar pelo seu próprio nome (Treze Tílias), inspiração poética do culto Andreas Thaler que liderou um primeiro grupo de destemidos e determinados agricultores/colonizadores... parabéns... (Luiz Carlos Gonzaga - Florianópolis/SC)

    ResponderExcluir
  3. conheci realmente uma bela cidade lindíssima fique deslumbrado com a característica muito linda mesmo

    ResponderExcluir