quarta-feira, 11 de junho de 2014

Conheça o Museu Municipal Ministro Andreas Thaler - O "Castelinho"

O Museu Municipal Ministro Andreas Thaler foi construído em 1936 e inaugurado em 1937 pelo fundador do município, Ministro Andreas Thaler, com finalidade de ser a moradia de sua família. 

A antiga residência da família Thaler, conhecida como "Castelinho", teve sua construção inspirada na Escola de Agricultura de Rotholz, localizada na cidade de Schwaz, no Tirol Austríaco. Sua construção em forma de castelo deve-se ao fato de ser uma obra duradoura e um marco da colonização austríaca. 


O Ministro Andreas Thaler havia atuado naquele importante centro de estudos agrícolas do Tirol e resolveu que a construção de sua casa na Colônia Dreizehnlinden seria inspirada naquela antiga escola.

Atualmente, Rotholz ainda é uma famosa escola agrícola austríaca, que promove cursos de manuseio de terra e temas ligados à agricultura e pecuária, bem como cursos sazonais de dança folclórica e música tradicional tirolesa.

O museu municipal já foi tombado em âmbito municipal, conforme Lei nº 1.778/2013 e este ano recebeu sistema de monitoramento para ampliar a segurança de seu acervo.

Atualmente, o museu municipal recebe um grande número de turistas. Nos últimos três meses, a média de visitações chegou a 530 pessoas, porém na temporada o museu recebe cerca de 700 visitantes por mês.

O "Castelinho" é considerado referência na região do Oeste e no Estado de Santa Catarina. 

As fotos abaixo mostram as dependências do museu e uma das peças do rico acervo existente e foram postadas com o objetivo de despertar o interesse dos visitantes deste blog e deixar o convite para que conheçam esse belíssimo marco histórico do município!









Máquina de datilografia utilizada pelo Ministro Andreas Thaler. (Doação: Werner Thaler)


Nenhum comentário:

Postar um comentário