segunda-feira, 11 de agosto de 2014

II Conferência de Cultura foi um sucesso em Treze Tílias

O evento ocorreu na última sexta-feira e sábado, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser, ao lado da SOCAP e foi um sucesso!

Com o tema "Discutindo ideias, construindo um Plano: A Consolidação do Sistema Municipal de Cultura e a elaboração do Plano Municipal de Cultura", a edição promoveu discussões sobre temas relacionados à cultura com o intuito de desenvolver estratégias para o setor.

A abertura aconteceu no dia 08/09 (sexta-feira), às 19h30, com a participação da Banda dos Tiroleses e autoridades. Na ocasião, a Associação de Artesãos de Treze Tílias recebeu das mãos do Prefeito Mauro Dresch as chaves do Centro de Eventos Maria Thaler Moser, onde terão o espaço permanente para a exposição de seus artesanatos.

O espetáculo teatral "Amor por Anexins" da Dionisos Teatro de Joinville/SC, sob a direção de Silvestre Ferreira, encerrou a noite proporcionando ao público presente muita diversão e risadas, contando a história do personagem Isaías, um senhor de aparências não muito interessantes, que tentava conquistar uma bela e interesseira viúva. Tudo seria normal se não fosse o vício de Isaías de falar quase que o tempo inteiro através de anexins, ou seja, ditados populares.

No sábado, o evento contou com a participação do Sr. Marcelo D'Ávila Leal, representante do Ministério da Cultura, que esclareceu as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura. Marcelo elogiou o município por sua estrutura no setor cultural e ficou encantado com a cidade, afirmando que voltará a visitá-la na condição de turista. Ele também divulgou sua vinda a Treze Tílias e sua participação na Conferência em sua rede social, engrandecendo assim o evento.

O governo do Estado de Santa Catarina também esteve representado pela Srta. Eliza Docena, Analista da Fundação Catarinense de Cultura, que falou sobre a elaboração de Projetos Culturais. A palestra foi muito elogiada, já que Eliza transmitiu de forma calma e pontual a sua mensagem acerca do tema.

A artista local, Bianca Falchetti e o grupo de Danças Schuhplattler infanto-juvenil marcaram presença no evento, apresentando a belíssima voz e o charme das crianças e jovens com seus trajes típicos. 

A Dionisos Teatro de Joinville/SC encerrou a manhã com uma extraordinária palestra cultural e a apresentação "arrancou o riso" do público com as encenações feitas pelos atores figurando os fatos cotidianos da vida. Ouvia-se, após a palestra, os seguintes comentários: "Mas ainda bem que eu não fui embora depois do intervalo. Já imaginou perder essa palestra? Não iria me perdoar!"

Às 13h30, a Secretária Municipal de Cultura, Gabriela Rugere, apresentou o relatório de ações executadas e planejamento do setor cultural de Treze Tílias. Em seguida, os grupos reuniram-se para levantar diretrizes do Plano Municipal de Cultura, com o acompanhamento da empreendedora cultural, Alexsandra dos Santos.

No encerramento, as alunas do oitavo ano da Escola Municipal Irmã Filomena Rabelo, acompanhadas pela professora e vereadora, Soraya Boesing Juchem, apresentaram uma peça teatral muito engraçada, já que estavam caracterizadas de 'omas' (avós) e contavam a história da Alice no País das Maravilhas reproduzindo as falas de suas ascendentes.

O evento foi uma realização da Administração Municipal de Treze Tílias e teve o apoio da Lacticínios Tirol, Asturtílias - Associação de Turismo de Treze Tílias, Unoesc/Joaçaba - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Hotel Dreihzenlinden, Floricultura Allium, Floricultura Thaler, Restaurante Biergarten e Restaurante do Gringo.




Confira também as fotos da II Conferência:


Cerimônia de abertura - autoridades e apoiadores do evento

Banda dos Tiroleses

Secretária de Cultura Gabriela Rugere (à esquerda)/
Presidente da Associação de Artesãos, Karina Pattis Reiter Zieher (à direita)


Leocir Antônio Carneiro (mestre de cerimônia)

Prefeito de Treze Tílias, Mauro Dresch e Presidente da Associação dos Artesãos, Karina Zieher assinam
a cessão de uso do espaço Centro de Eventos Maria Thaler Moser para exposição permanente do artesanato local

Entrega oficial das chaves do espaço pelo prefeito Mauro Dresch à Presidente da Associação de Artesãos

Prefeito de Treze Tílias, Mauro Dresch

Espetáculo teatral "Amor por anexins" da Dionisos Teatro de Joinville/SC animou o público

"Amor por anexins" da Dionisos Teatro de Joinville/SC

"Amor por anexins" da Dionisos Teatro de Joinville/SC

"Amor por anexins" da Dionisos Teatro de Joinville/SC

"Amor por anexins" da Dionisos Teatro de Joinville/SC

Dionisos Teatro de Joinville/SC com o prefeito Mauro Dresch e primeira-dama, Leila Ansilieiro e filha Eduarda


"Amor por anexins" da Dionisos Teatro de Joinville/SC encerrou a noite com muita alegria

No sábado, a abertura do evento contou com a belíssima voz de Bianca Falchetti

Eliza Docena (Fundação Catarinense de Cultura), Gabriela Rugere (Secretária Municipal de Cultura), Mauro Dresch (Prefeito de Treze Tílias), Inês Dalla Costa (Diretora da Fundação Cultural) e Marcelo D'Ávila Leal (Representante do Ministério da Cultura)

Marcelo D'Ávila Leal (Representante do Ministério da Cultura) prestigiou o evento e fez explanação sobre o Sistema Nacional de Cultura

Eliza Docena da Fundação Catarinense de Cultura trouxe informações sobre Projetos Culturais

Apresentação Grupo de Danças Schuhplattler infanto-juvenil

Apresentação Grupo de Danças Schuhplattler infanto-juvenil

Apresentação Grupo de Danças Schuhptattler infanto-juvenil

Apresentação Grupo de Danças Schuhplatler infanto-juvenil

Palestra cultural com Dionisos Teatro encerrou a manhã com sucesso e muitos elogios!

Palestra cultural encenada Dionisos Teatro de Joinville/SC

À tarde, o momento foi de debate sobre as diretrizes do Plano Municipal de Cultura

Diretrizes do Plano Municipal de Cultura com a presença da empreendedora cultural, Alexsandra dos Santos

Alunas do oitavo ano da Escola Municipal Irmã Filomena Rabelo encerraram o evento com peça teatral 


Fotos: Diego Mergener


Nenhum comentário:

Postar um comentário