segunda-feira, 15 de setembro de 2014

"9 Lustiger Tiroler Abend" - A noite cultural está chegando!

Está chegando a hora de comemorarmos os 81 anos de imigração austríaca na Tirolerfest 2014. 

Uma das atrações das festividades é a Noite Cultural, que apresenta no palco a tradição, a riqueza de uma cultura que nosso povo consegue produzir, cultivando e mantendo as tradições e costumes austríacos, alemães e italianos. 

A "Lustiger Tiroler Abend", como é conhecida, significa uma alegre noite tirolesa e traz em sua essência a expectativa de uma noite cheia de encantos e novidades!







Em 2013, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Cultural de Treze Tílias passaram por sua estreia na 8 Lustiger Tiroler Abend, cuja ideia foi permitir ao público reviver um pouco da história da nossa querida Treze Tílias. Foi uma noite inesquecível! 

A "viagem" ao passado foi comandada por uma das mais importantes figuras dessa grande história, o pioneiro da imigração austríaca, Ministro Andréas Thaler, representado pelo Sr. Seph Thaler. 

A esposa do Ministro Andreas Thaler, Sra. Gisela Thaler (representada pela Sra. Judite Thaler), também esteve presente no evento, mostrando que era uma mulher bondosa que permaneceu fielmente ao lado do seu marido, compartilhando com ele as horas difíceis do início de uma colonização em outro país, sendo admirada pelo que fez e pelo que enfrentou ao lado de seu marido. Andréas e Gisela tiveram 14 filhos.

A crise econômica de 1930 causou fortes abalos aos países do mundo, inclusive à Áustria e as frustações vivenciadas em sua atividade parlamentar, despertaram em Thaler a ideia de uma emigração, visando melhores condições de vida, e chegou a sua conclusão após estudos sobre esta viabilidade após viagens de reconhecimento para a América do Sul.

Em maio de 1930, chegaram os primeiros agricultores da Áustria à região, onde encontraram características propícias para a fundação de uma colônia organizada. Diante de um início difícil, logo veio a alegria: Thaler traria uma comitiva de imigrantes. Na noite cultural, os imigrantes foram bem representados pela família Unterberger, que emocionou o público em sua "despedida para o Brasil".

Em 8 de setembro de 1933, um total de 85 pessoas encontraram-se na estação ferroviária de Wörgl para chegar a nova pátria. Dois dias depois, zarpou de Gênova rumo a América do Sul o navio “Principessa Maria”.

Após longa viagem, em 13 de outubro de 1933, chegaram os colonizadores a Sede de Barra do Rio São Bento, que Andréas Thaler rebatizou de “Dreizehnlinden”. Até 1º de janeiro de 1938, chegariam um total de 789 imigrantes.

O palco foi caracterizado pelo navio Principessa Maria e abrilhantado pelos artistas: Abertura: Grupo Org.Brixlegger Alphornbläser (Áustria); Banda de Matrei - Áustria; Banda dos Tiroleses; Coral Hobbysänger; Coral Tiroler Echo; Coral Amicci Della Cantoria; Grupo de Danças Austríacas Tiroler Plattler; Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfalen; Die Dreizehnlindner Musikanten; Alpen Master Tanz Grupe; Banda Estudantil Municipal; Christian Moser e Alexandre Ungericht; Grupo Folclórico Infanto-juvenil Schuhplattler; Derivados do Rock; Grupo de Danças Italianas Volare; Coral Infanto-Juvenil Escola Municipal Irmã Filomena Rabelo; Família Lindendorf; Família Pattis; Grupo de Danças Folclóricas Austríacas Schuhplattler; Grupo de Danças Folclóricas Austríacas Lindental; Edina Sartori e Matheus Serpa; Hans Rudolf König e Ingo Boff Brandalise.

Ao final do evento, nevou! As pessoas puderam ter a sensação de estar na Europa, sendo este o único elemento que a cidade de Treze Tílias não possui em comparação com a Áustria. 


Veja a homenagem e as fotos:

Senhoras e Senhores...... Nesse momento, gostaríamos de elevar a gratidão e o reconhecimento às pessoas responsáveis por nos proporcionar o que temos hoje e onde vivemos. São heróis da história trezetiliense.  

Em maio de 1984, para homenagear as 60 pessoas, aproximadamente, oriundas de Wildschönau, que emigraram em julho de 1934, foram plantadas, 13 (treze) árvores de tílias no entorno da escola principal da cidade de Oberau/Wildschönau, no Tirol. A intenção era manter viva a memória dessas pessoas. 

E hoje, gostaríamos de homenagear, de uma forma simples, a memória de cada uma dessas pessoas.. que passaram por momentos difíceis, mas mantiveram-se fortes para preservar a nossa cultura e tradição.

Homenagear aqueles que tiveram a brilhante ideia de fundar a Banda dos Tiroleses, os escultores, os artesãos, os grupos folclóricos de dança, os corais, enfim! Os grandes artistas, que muito nos orgulham por suas histórias e riquezas culturais. Agradecer àquelas pessoas que souberam e sabem valorizar a cultura e repassaram aos seus descendentes o seu conhecimento. Hoje, somos nós os detentores de tamanha responsabilidade! 

Óh, nossa Treze Tílias! Completas 80 anos de imigração austríaca, e como podes nos proporcionar tantas sensações de um país europeu tão distante? Ah, claro... há apenas uma pequena diferença... aqui não temos neve, não é mesmo? Mas o que é mais simples e encantador, tu sabes proporcionar. Em Treze Tílias quero estar, porque aqui é o meu lugar! E é para ti, minha querida, e para todos aqueles que fizeram e fazem parte de sua história, que oferecemos essa homenagem. Que continues sempre abençoada! Sejamos eternamente gratos!
















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário